quinta-feira, 4 de março de 2010

Ler é…Viver

Gosto imenso de ler jornais. Cresci rodeada por jornais e por isso estes acompanham-me há muitos anos. Todas as pessoas que me são mais próximas sabem que é normal eu ter comigo (ou no carro) o “saco dos jornais”. Os meus jornais também fazem muitos kms e independentemente do sítio onde tenham sido comprados, terminam a sua vida em Coimbra onde são também lidos pelas Marias lá de casa.

Há quase 10 anos, quando vim para Lisboa, os senhores do café onde almoçava diariamente guardavam-me os jornais. O meu carro parecia nessa altura uma tabacaria pois andava sempre “forrado” de jornais. Tive que acabar por pedir que não me dessem mais jornais (o que me custou muito) porque o meu ritmo de leitura era bastante inferior ao ritmo das “ofertas”.

No final do Verão passado tomei uma decisão que me custou muito: não compro mais jornais até terminar de ler todos os que tenho em atraso lá em casa. Meu Deus, que decisão difícil. Tinha que ser! Apesar de ter tomado esta decisão estou muito longe de deixar de os ler: pareço aquelas pessoas que deixam de fumar e fumam os cigarros dos outros. Procuro sempre cafés que têm jornais, fico em hotéis com jornais (a primeira coisa que faço quando chego é a “limpeza”) e quando vejo um colega a ler o jornal (qualquer que seja) digo logo: no final dá-me o jornal, não o deites fora.

Gosto de ler (quase) todos os jornais que me passam pela mão mas, confesso que tenho uma preferência pela edição de Domingo do diário espanhol El Pais. Na sua revista escrevem frequentemente alguns dos escritores espanhóis de que mais gosto como por exemplo Maruja Torres, Almudena Grandes, Juan José Millás e muitos outros. Esta manhã estive a trabalhar na “recuperação do atraso” e por isso peguei na edição da revista “El Pais Semanal” do dia 29 de Março de 2009. Aqui li um pequeno texto enviado por uma leitora com o seguinte titulo: “Ler é viver”. Esta senhora, com 89 anos, enviou um e-mail (?) para o jornal onde, entre outras coisas, escreveu o seguinte: “As minhas amigas perguntam-me para que quero saber tanto com a idade que tenho. Eu respondo que um grande filósofo disse que ler é viver, eu quero viver um pouco mais.”

Sou incapaz de deitar fora um jornal sem o ler (nem que demore anos) e as “minhas” Marias já estão avisadas: os jornais que deixo em Coimbra, desde o Verão passado, não contêm noticias mas sim história!

1 comentário:

  1. Já vi que já conseguiste aprender a colocar posts ;)
    Recebeste a imagem trabalhada para o cabeçalho?
    beijinhos

    ResponderEliminar