quarta-feira, 28 de julho de 2010

Off

Esta manhã encontrei a minha simpática vizinha do lado, da casa de Lisboa. Sempre que a vejo “faço uma festa” pois isto acontece, em média, uma vez por trimestre. (Neste meu período pré-férias prometo-me começar a parar mais na capital). A minha jovem vizinha tinha uma dúvida e contava com a minha ajuda: “Temos antena de TV no prédio?”, queria saber. Eu sou a habitante mais antiga deste edifício mas, de repente, fiquei com dúvidas. “Parece-me que sim”, respondi. Acabei por confessar que tenho em casa uma televisão que é uma TV-Rádio. TV-Rádio?!, o que é isso?! Pois bem, passo a explicar: tenho uma velhinha televisão a preto e branco que, para funcionar, apenas tem que ser ligada à electricidade. O meu “moderno aparato” tem uma antena que se estica como as antenas dos velhinhos rádios. Deste modo, nasce na minha casa um autêntico “milagre a preto e branco”. A minha vizinha achou graça à minha originalidade (assim o desejo) e acabou por concluir o óbvio: iria falar com o administrador do prédio para tirar a sua dúvida. Nestes tempos de crise fiquei a saber que há neste prédio uma cliente menos da TV Cabo. Nestes tempos modernos quando se deixa de ter este tipo de serviço, fica-se sem televisão. Há muito tempo que não me sentia privilegiada com a minha velhinha TV-Rádio!

Quando vivi em Viseu via, muito raramente, televisão em casa da minha senhoria. Quando vivi em Glasgow tinha em casa uma televisão de aluguer. A Maria, o Javi, o Aitor e eu pagávamos 2 libras por mês e melhorávamos o nosso inglês vendo os programas infantis. Recordo que nesse tempo nos “rebolávamos a rir” com o Mr. Bean! Em Barcelona vivi sempre sem TV. Se fosse possível alugar, acho que o teria feito mas, acabei por frequentar alguns cafés (o mais frequente no rés-do-chão do meu prédio). Sempre que havia um “partido de futebol” lá ia eu ao café ver o jogo, beber uma colinha e comer “un bocata de tortilla francesa”. Na minha primeira casinha lisboeta tinha uma TV que era da amiga com quem vivia mas, muito raramente, era ligada. Na casinha de Telheiras tenho esta TV-Rádio emprestada pelos Pais. Já lá vão 8 anos…”Fica comigo até comprar uma”, pensei naquela altura!!! Nestes tempos, em que passo pouco tempo em Lisboa, nem me lembro do objecto de museu que tenho em casa! A minha TV está sempre no mesmo canal e uma mudança tem que ser muito bem pensada. Nunca tenho a certeza se consigo voltar a sintonizar o canal original. É claro que nesta casa toda a gente entra a preto e branco, o que dificulta muito a identificação das equipas nas competições desportivas. Por outro lado às vezes faço comentários estranhos: “Aquela actriz veste-se sempre com os mesmos tons”. É verdade mas, apenas na minha casa (e em poucas mais). Uma das minhas grandes Alegrias é ter Maravilhosos Amigos com belíssimas televisões onde me encanto com os melhores jogos de futebol (e…como deliciosas sopas)!

Há uns anos atrás o meu sonho era ver televisão no computador portátil e quando comentava isso, os meus amigos olhavam para mim preocupados. (Estará na ficção cientifica?!). Hoje podemos ver TV em quase todo o lado mas, a minha escolha continua a ser…estar Off!

Sem comentários:

Enviar um comentário