segunda-feira, 19 de julho de 2010

A Economia, o Basquetebol e eu

A Economia é uma ciência (social) que nos ensina a escolher a melhor alternativa de aplicação de recursos que são escassos (e que têm usos alternativos). Esta definição parece simples mas, na verdade um economista vê-se frequentemente confrontado com o dilema da decisão. A Economia foi a minha escolha em termos de formação mas, a minha carreira profissional têm-se desenvolvido no “mundo das empresas”.

O Basquetebol foi o desporto ao qual me dediquei. Desde criança comecei a ir para o Pavilhão “bater umas bolas”. O jogador que mais admirava vestia a camisola com o nº10: Eustácio Dias. Foi por sua causa que também eu vesti sempre a camisola com esse número. Ainda hoje, o número 10 é muito especial para mim! A Economia e o Basquetebol começaram a misturar-se assim que terminei os meus estudos e iniciei a minha carreira profissional. Deixei de jogar no campo mas comecei a “jogar” na empresa. O Basquetebol está presente no meu dia-a-dia de trabalho há mais de 15 anos! Nos últimos dias terminei dois livros de que muito gostei e que falam da saudável mistura: Economia e Basquetebol. “Voando com os Pés na Terra” é um livro do Professor António Câmara, fundador da empresa YDreams e Professor Catedrático da Universidade Nova de Lisboa. Ao longo das páginas deste livro, que confesso ter devorado, li com muita alegria que o Basquetebol é uma “escola de gestão”. Não podia estar mais de acordo! Quem pratica (a sério) este desporto aprende o culto pela excelência, a importância da dedicação, o gosto pela paixão, o valor da coragem, a força da imaginação e, sobretudo, o significado das palavras respeito e responsabilidade. O outro livro chama-se “Gerir é Treinar” e foi escrito pelo Prof. Jorge Araújo, um dos treinadores (e gestores) portugueses que mais respeito me merece. Só o título deste livro já me entusiasmou e ao longo das suas páginas fiz um autêntico treino de gestão. Este livro é muito leve mas, muito interessante.

Eu, esta manhã tive a força de vontade suficiente para ir “atirar umas bolas” e confesso-me surpreendida e alegre com as novas tabelas que encontrei no bairro (milagre pré-eleitoral?!). Depois de todos estes anos cheios de “cestos” posso dizer que devo muito ao Basquetebol… (Agora é tempo de começar a retribuir, na Associação de Basquetebol de Coimbra, o muito que tenho recebido!).

Sem comentários:

Enviar um comentário