sexta-feira, 30 de julho de 2010

A Minha Pasta Azul

O texto desta semana é um inventário de (quase) tudo o que anda(va) na Minha Pasta Azul. Esta pasta é bastante desportiva, foi comprada há cerca de 10 anos em Barcelona e acompanha-me para todo o lado. Há muito tempo que estava pensado (e prometido) um texto sobre A Minha Pasta Azul.

Primeiro bolso – aqui encontro chaves e dois carregadores de telemóvel; as chaves vão continuar a andar comigo embora não saiba o que abrem todas elas; um dos carregadores continuará dentro da Minha Pasta Azul mas, o outro passará a ficar em casa.

Segundo bolso – aqui encontro dois envelopes com fotos da Festa da Mãe, tiradas em Abril do ano passado; o que é que estas fotos andam a fazer na minha pasta durante todo este tempo?! Encontro também um rolo de fita-cola que continuará a acompanhar-me porque escrevo o meu Diário ao longo dos meus caminhos e muitas vezes preciso de colar recordações. Encontro ainda duas cartas enviadas pelo banco há cerca de dois anos atrás; estas entraram na pasta em Coimbra, com destino a Lisboa mas, acabaram por nunca sair de dentro do azul. As minhas descobertas continuam e desta vez encontro-me com uma pen drive de 1 GB acompanhada pela respectiva fita para trazer ao pescoço; esta pen continuará a andar comigo embora não tenha a mínima ideia do que terá gravado; a fita fica com a pen mas, as outras duas fitas que também encontrei vão sair deste “armazém”. Descobri um pequeno bloco de um banco onde encontro uns escritos. Tenho o vicio de escrever um pouco por todo o lado e por vezes demoro meses (ou anos) a (re)encontrar-me com os meus apontamentos. Para o final o mais surpreendente: carrego na Minha Pasta Azul 47 esferográficas, um marcador e um lápis; parece incrível mas, é verdade! (Tenho algumas testemunhas que já tinham assistido a esta contagem); 37 esferográficas de hotéis distribuídas por oito hoteis em três paises diferentes; 5 esferográficas de empresas distribuídas por quatro empresas diferentes; 1 esferográfica de um jornal; 1 esferográfica de uma campanha politica e 3 esferográficas neutras; não foi nada fácil escolher as 6 esferográficas que vão continuar a andar comigo; daqui a uns meses certamente que se terão, de novo, multiplicado!!! Tenho duas opções para diminuir o meu “património esferográfico”: começar a devolver esferográficas aos hotéis ou começar a oferecer esferográficas nos Aniversários e no Natal!

Bolso principal – Aqui está o maior peso. Encontro um velho dossier vermelho que não sei porque ainda me acompanha mas, que gosto de ter por perto porque tem um cartoon muito giro na capa. Este dossier vai continuar a andar comigo! Encontro um suplemento de um semanário com data de 27 de Maio de 2006, sobre o tema Seguros. Brilhante! Há quase três anos que me acompanha mas, hoje vai terminar no saco do papel para reciclar. Descubro 15 folhas com o Roteiro Turístico de Penela. Ando sempre com vontade de fazer a (re)descoberta turística das minhas origens. Estas folhas também vão sair da pasta hoje! Surpreendo-me com a embalagem do meu leitor de MP3 com todos os seus acessórios. Deparo-me com um boletim semestral da Acreditar, de Setembro de 2007. O meu carinho por esta Associação levou-me a transportar comigo este boletim durante cerca de 18 meses! Reencontro um velhinho caderno de apontamentos que foi comprado nos meus tempos de estudante. As poucas páginas que ainda sobrevivem vão continuar a andar comigo. Para minha surpresa aqui não encontrei nada escrito! Folheio a minha super-agenda de tamanho A4 que me acompanha para todo o lado. Releio o meu super-diário também de tamanho A4, que me acompanha sempre e ao longo de cujas páginas vivo. O actual diário começou em Lisboa no dia 19 de Setembro de 2008 e terminará um dia em qualquer sítio. Estudo o Livro das Contas, de tamanho A5, que me acompanha para todo o lado e onde anoto religiosamente todos os cêntimos que gasto. Nas páginas do actual livro tomo (e gasto) notas desde 1 de Agosto de 2006. Faço isto há anos, anos,… e anos! Descubro um pequeno livro, quase terminado, com alguns apontamentos antigos de gestão doméstica. Vai continuar comigo. Encanto-me com o Livro das Viagens: este é o mais novo livro que comecei a escrever e onde dou bonitos passeios. A sua estreia foi em Évora mas, é meu desejo continuar a enchê-lo e a saboreá-lo. O último livro que mora na parte principal da minha pasta é este livro onde “cozinho” os meus textos para “O Despertar”: 55 textos depois este livro está quase no fim. (O próximo já está em cima da mesa e muito em breve será “empastado”). Este inventário entra (finalmente) na sua recta final: ainda encontro um velhinho telemóvel que está quase sempre desligado (ficará a partir de hoje em casa a fazer companhia ao seu carregador). Encontro uma daquelas fitas de pescoço que me perseguem, relativa a uma reunião em França onde estive no mínimo há 7 anos atrás. (Mon Dieu!!!). Encontro a minha máquina de calcular de estimação (que faz as minhas contas desde os meus tempos de estudante). Encontro 25 pequenos blocos: quase tão grave como as esferográficas! Desta vez são 4 os hotéis “fornecedores” e todos eles em Portugal. A partir de hoje apenas me acompanharão 4 pequenos blocos (1 de cada hotel) mas, daqui a uns meses a Minha Pasta Azul estará de novo com lotação esgotada. Encontrei um mega-bloco de post-it que ficará cá em casa. Por último encontrei uma velhinha agenda digital, comprada há 10 anos e que fez nesse tempo as minhas delicias de “viciada” em tecnologia. Hoje não a conseguia ligar mas, depois de mudar as suas pilhas e de a voltar a pôr a funcionar, encantei-me com o que encontrei...

O texto (inventário) está terminado, a Minha Pasta Azul está mais magra e eu estou mais leve. Transportar esta pasta tem sido equivalente a transportar um armário lá de casa!

1 comentário:

  1. :)
    é tão interessante ler aquilo que a Clara escreve...é tão sincero,tão «o nosso quotidiano»...é uma pessoa que admiro, porque tem uma «bagagem» de viagens e embora não seja alguém que conheça profundamente, arriscaria dizer que deve ser aquele tipo de pessoas com quem deve ser super enriquecedor manter uma conversa...gosto de pessoas assim...
    Gosto do que escreve... :)

    ResponderEliminar