sábado, 11 de maio de 2013

O desporto e eu …

No passado dia 3 de Fevereiro, na apresentação do livro do meu amigo Eng. Carlos Daniel sobre os presidentes do Olivais Futebol Clube, fiz uma intervenção que me encheu de alegria. Hoje, partilho com os meus leitores algumas das minhas reflexões sobre a importância do desporto na minha vida escolar e profissional. Comecei a “brincar ao basquetebol” aos 6 anos de idade o que significa que entrei na escola primária e na “escola Olivais” ao mesmo tempo. Comecei a aprender a ler e a escrever enquanto aprendia a bater a bola e a lançar ao cesto. A vida de estudante e a vida desportiva nasceram e cresceram juntas e quando terminei a minha licenciatura a etapa de atleta federada terminou naturalmente. Ainda hoje penso que a escolha do meu curso se ficou muito a dever ao facto de a Faculdade de Economia ser mesmo ali ao lado da minha 2ª casa (Pavilhão dos Olivais). É verdade que tenho a enorme sorte de ter nascido e de ter sido criada no seio de uma família que valorizava a formação desportiva para além da formação académica. Os bons resultados escolares eram importantes mas também era muito importante o desporto enquanto complemento da vida escolar. Os bons resultados escolares garantiram a continuidade do desporto e o gosto pela prática desportiva sempre me animou para alcançar bons resultados escolares. Em casa convivi com o pai que me animava a ser boa estudante e no Olivais convivi com o presidente que me motivava a ser boa atleta. Estudar, estudar, estudar, …, treinar, treinar, treinar. Devo o meu percurso desportivo à minha família, e de um modo muito especial aos meus pais, bem como ao grande clube que tenho o enorme orgulho de ter representado (Olivais Futebol Clube), às equipas que tive a sorte de integrar e aos meus fantásticos treinadores. Dificilmente poderia ter aprendido numa sala de aula o que aprendi na “escola Olivais”: espírito de trabalho, competitividade, capacidade de sacrifício, entrega, disciplina, atitude positiva, confiança, compromisso, vontade e liderança. A liderança acabaria por fazer a ponte entre o meu percurso desportivo e o meu percurso profissional pois tem sido absolutamente fundamental ao longo destes 19 anos dedicados à gestão. À semelhança do que acontece no mundo do desporto, também no mundo da gestão é muito importante contar com cinco E + 1 : estratégia, equipa, emoção, empenho, equilíbrio + ética. Nos últimos anos tenho-me dedicado a estudar a relação entre o desporto e a gestão e considero que as mais importantes lições que o desporto ensina à gestão são as seguintes: integrar cooperação e competição, conseguir vitórias iniciais, evitar o derrotismo, arranjar tempo para treinar, fazer intervalo, manter a equipa estável e estudar o vídeo. Termino partilhando quais são, na minha opinião, os comportamentos que devem ser transferidos do desporto para a gestão: gostar da pressão, fixar-se no longo prazo, aproveitar a competição, reinventar-se, celebrar as vitórias, e ter vontade de vender. O desporto e eu …

Sem comentários:

Enviar um comentário