sábado, 4 de dezembro de 2010

Parabéns, Sr. Presidente!

Este texto pretende celebrar os 50 anos da tomada de posse do Pai Augusto Correia como Presidente da Câmara Municipal de Penela. É com muita emoção e com o coração cheio de alegria(s) que partilho com os leitores do “nosso” Região do Castelo uma história (quase) politica que é, simultaneamente, um pouco (muito) da minha história…

O Convite: no final do ano de 1960 o Augusto Correia, jovem engenheiro de Podentes, foi convidado para assumir funções de presidente de câmara. Muito poucas pessoas sabem que, inicialmente, o convite foi para assumir funções em Miranda do Corvo. Á última da hora, houve uma “reviravolta”, e no dia 6 de Dezembro viria a tomar posse como Presidente da Câmara Municipal de Penela. Naquele dia o Augusto foi para a câmara municipal na companhia de dois dos seus melhores amigos (e respectivas esposas). À hora de almoço, para grande surpresa dos seus pais, apareceu em Podentes, para partilhar e celebrar a grande novidade. Os avós Alice e Manuel tiveram uma enorme surpresa e a “avó das sopas” rapidamente preparou uma refeição para o jovem político e seus amigos. Naquele tempo, sem luz, sem frigorífico e sem outras “modernices” dos tempos actuais, não era muito fácil improvisar uma refeição. Tudo se arranjou e tudo correu muito bem.

Acredito que muitos dos meus leitores estão mais habilitados do que eu para falar (e escrever) sobre o exercício do meu Pai como Presidente da Câmara Municipal de Penela pois, eu não sou desses tempos. Tenho apenas uma certeza: não foi fácil gerir os destinos de um concelho com tão pequenos recursos e tão grandes necessidades.

A Família: a nossa história de família tem a sua origem em Penela. A Rosarinho e o Augusto viriam a conhecer-se quando a minha Mãe foi estagiar para a “nossa” vila e ai conheceu o Sr. Presidente. Ás vezes, dou comigo a pensar: “…se o Papá tivesse ido para Miranda eu não estaria aqui.... ou, se calhar, se o Papá tivesse ido para Miranda a Mamã teria ido para lá estagiar…”. Estava “escrito” que a Rosarinho a o Augusto teriam que se encontrar! Tenho a grande alegria de poder pensar (e escrever) que os meus pais viveram 40 anos de uma grande Amizade e de muito Respeito. O seu projecto de vida “nasceu” em Penela…

O Orgulho: o Avô Manuel, a Avó Alice, o Padrinho Padre, a Mamã Rosarinho, a mana Rosarinho, a mana Alicinha, o sobrinho Manuel, o sobrinho Tiago, a sobrinha Maria e eu, sentimos um grande orgulho por o Filho, o Afilhado, o Marido, o Pai e o Avô ter servido o concelho de Penela. Parabéns, Sr. Presidente.

Sem comentários:

Enviar um comentário